Tecnologia | 12 Março, 2021 - Por Ludmilla Krieger

Conheça o Econyl e a produção de tapetes artesanais sustentáveis

Além de exclusivos e sofisticados, os tapetes artesanais da SPOTCASA possuem processo produtivo único e são feitos com uma tecnologia auto sustentável que virou tendência na produção de tapetes, o ECONYL®. Conheça:

Conheça o Econyl e a produção de tapetes artesanais sustentáveis

Do que é feito o tapete artesanal? 

 

Os tapetes handmade do nosso catálogo são feitos com ECONYL®, uma tecnologia que utiliza resíduos como matéria-prima para produzir uma fibra com as mesmas características e qualidade do nylon original, derivado do petróleo, e com a vantagem de que pode ser reaproveitada indefinidamente, sem afetar a qualidade do produto final.

 

Entre os resíduos utilizados temos redes de pesca, retalhos de tecido, carpetes e tapetes antigos e resíduos industriais de aterros e dos oceanos. Todos esses são recuperados e passam por um processo de regeneração e purificação, transformando os resíduos de nylon em “nylon virgem” novamente. 

 

Tapete artesanal esculpido

 

 

O uso dessa técnica permite que sejam reaproveitados cerca de 45 mil toneladas de resíduos e evita o uso de 70 mil barris de petróleo e a emissão de mais de 57 mil toneladas de CO², o gás responsável pelo efeito estufa.

 

O ECONYL® não é utilizado apenas em tapetes, como também em estofados e na produção de vestuário e acessórios de grandes marcas como Prada e Gucci.

 

Mas como é feito o meu tapete artesanal?

 

O processo produtivo do tapete handmade inicia com a preparação das telas que servem de base para o tapete. Nela são trabalhados os desenhos e as formas que estarão presentes. Todas as medidas são tiradas e desenhadas manualmente com cuidado e precisão, por isso é possível fazer QUALQUER tapete que você imaginar, pois toda produção é individual e exclusiva. 

 

Feito isso, as telas são levadas para as máquinas de tear, onde são colocados os tecidos que compõem o tapete. Em alguns casos, essa fase pode ser manual para tratar de detalhes que precisam de maior atenção. Logo depois, os fios passam pelo desmanche, conserto e contornos finais, todos feitos de forma manual. 

 

Tapete artesanal 

 

 

Para dar proteção e aumentar a vida útil do tapete artesanal, é passada uma mistura de fabricação própria de látex com cal. Isso evita que o tapete se desgaste rapidamente e garante a qualidade que você só encontra em nossos produtos. 

 

E é por toda essa preocupação e calma na produção dos nossos tapetes que você pode definir os tamanhos, desenhar as estampas e escolher as cores que vão compor o seu tapete handmade, pois todo processo é único e exclusivo para o seu produto. 

 

Agora que você conhece o processo de produção dos nossos tapetes artesanais, confira nosso catálogo e aproveite para criar um tapete exclusivo para a sua casa. Nada melhor do que um produto que tenha a nossa cara, qualidade e sofisticação, não é mesmo? Visite nosso site e conheça as opções!

Mais posts de Tecnologia

25/11/20 | Tecnologia

Tendência: casas pré-fabricadas

23/01/21 | Tecnologia

Coifas Gourmet: qual escolher?

Nossos últimos posts

15/10/21 | Tecnologia

Banheiras Air Massage: Design, Conforto e Praticidade

Por Julian Oenning - 12 Março, 2021

13/10/21 | Tecnologia

Comfy na decoração: Texturas, tons neutros e o artesanal

Por Beatriz Petruncko - 12 Março, 2021

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal