Dicas | 09 Março, 2021 - Por Ludmilla Krieger

Como limpar e conservar o seu tapete

Os tapetes, assim como qualquer item de decoração da sua casa, merecem e possuem cuidados específicos que contribuem para a sua qualidade e a vida útil do produto. Aqui vamos dar algumas dicas para limpar e conservar o seu tapete.

Como limpar e conservar o seu tapete

Prevenção de danos e manchas no tapete

 

Antes de pensar na limpeza do tapete, devemos pensar na prevenção, pois esse fator é super importante para evitar maiores dificuldades nas etapas seguintes e para evitar danos e manchas indesejáveis ao seu tapete personalizado

Nessa fase, o mais importante são os hábitos de quem utiliza o ambiente em que o tapete se encontra. É recomendado que não sejam consumidos alimentos e bebidas, assim como evitar o fumo, para que os restos não sejam acumulados no tapete, que tende a “agarrar” essas pequenas partículas e migalhas. Se possível, não utilizar, na superfície do tapete, sapatos que tenham muito contato com o meio externo, pois esses podem trazer partículas indesejadas para o tapete. Com esses cuidados, a limpeza do tapete fica muito mais simples e fácil de executar. 

 

Aspiração do tapete

A atenção que essa fase merece é para que a aspiração do tapete seja feita de maneira correta, sem causar danos ao produto. O ideal é que a aspiração seja realizada esporadicamente e com bocais que não agridam os fios, para não afetar a vida útil do tapete. Na aspiração, não utilize força, a sucção realizada pelo aparelho já é o suficiente para remover as impurezas e deve ser passada de três a cinco vezes em cada região do tapete, sempre no mesmo sentido. 

 

Tapetes costumizáveis

 

Remoção de manchas no tapete

 

Como falamos anteriormente, é importante manter alimentos e bebidas longe dos tapetes, pois isso pode resultar em manchas indesejadas, mas caso aconteça, a limpeza deve ser feita de forma imediata. Sendo assim, você evita que o tecido do tapete absorva o resíduo e a mancha se torne permanente. 

Para a limpeza, é indicado utilizar um pano de algodão ou papel absorvente. Se você optar pelo uso de produtos de limpeza, o ideal é escolher aqueles com pH neutro, como detergente e sabão neutro. 

 

Se você é adepto das soluções caseiras, trouxemos aqui uma receita recomendada pelos próprios fabricantes dos tapetes. Para fazê-la, você vai precisar de:

 

- 1 colher de sabão em pó;

- 1 colher de vinagre;

- 1 litro de água morna.

 

Misture tudo, agite até formar espuma e pronto! A aplicação deve ser feita com o uso de pano de algodão ou papel absorvente e o tapete só pode ser utilizado quando estiver completamente seco.

 

Tapetes Artesanais

 

Limpeza total do tapete

 

Para uma limpeza mais profunda e completa do seu tapete, é recomendado solicitar o serviço de uma empresa especializada. A periodicidade depende da necessidade do produto, e caso as dicas anteriores sejam colocadas em prática, a limpeza total será menos frequente. 

 

Agora que você já sabe como cuidar e conservar o seu tapete e como escolher o tapete ideal para a sua casa, venha conhecer os diferentes modelos de tapetes customizáveis disponíveis na SPOTCASA. Em nosso catálogo temos mais de 160 cores disponíveis, diferentes tamanhos formatos e estampas, aproveite! 

Nossos últimos posts

15/10/21 | Dicas

Banheiras Air Massage: Design, Conforto e Praticidade

Por Julian Oenning - 09 Março, 2021

13/10/21 | Dicas

Comfy na decoração: Texturas, tons neutros e o artesanal

Por Beatriz Petruncko - 09 Março, 2021

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal