Decor | 01 Março, 2021 - Por Ludmilla Krieger

Como escolher o Tapete ideal para a sua Casa

Na busca por decorar a casa com mais personalidade e aconchego, o tapete é um acessório indispensável. Aqui na Revista da SPOTCASA vamos ajudar a escolher o tapete ideal para diferentes ambientes e necessidades.

Como escolher o Tapete ideal para a sua Casa

Um tapete vai muito além de uma simples decoração. É com ele que trazemos conforto aos ambientes com a possibilidade inclusive de proporcionar mais personalidade, além de ser um grande aliado no inverno. Você sabe como escolher o tapete ideal? Conheça agora os principais pontos que devem ser observados na hora de escolher uma peça pronta.

 

 

Tamanho do tapete e do ambiente

 

É impossível escolher um tapete sem pensar nas medidas do espaço, na posição dos móveis e proporção entre eles. Para que o conjunto seja harmônico, o tapete e os outros elementos que compõem o ambiente devem conversar entre si. Por esse motivo, é importante que a decisão faça parte da escolha dos demais itens que juntos, irão compor o espaço. 

 

Para a sala de estar, o tapete ideal deve ficar alinhado com o sofá ou, pelo menos, de 15 a 20cm embaixo do móvel. Uma dica é escolher um tapete que seja maior que o sofá, pois assim fica mais fácil encaixar os demais elementos. Já para as salas de jantar, o tapete deve ser grande o suficiente para que as cadeiras permaneçam sobre ele, mesmo com as pessoas sentadas. 

 

Claramente, essas são boas práticas de disposições tradicionais. Há também a possibilidade de utilização de tapetes com formatos diversos, que fora de qualquer padrão, encherão a casa de personalidade única.

 

Na SPOTCASA você encontra tapetes de design assinado e também com a possibilidade de serem personalizados especialmente para cada cliente: dimensão ou formato, textura, características, cores, densidade, espessura e desenho.

 

 

Estilo da decoração e do tapete

 

É aqui que você vai pensar o modelo e a estampa do tapete ideal para o seu ambiente. Se você segue uma linha mais moderna e ousada, vale a pena apostar nos tapetes com estampas e modelagem geométricas ou orgânicas, podendo trabalhar com diferentes cores, texturas e formatos. Mas se a sua decoração é mais clássica, aposte em tapetes lisos, com detalhes esculpidos ou de diferentes alturas, que sem erro traz sobriedade e sofisticação para qualquer ambiente. 

 

Foto: Tapete Pompéia | Design Giácomo Tomazzi

 

 

 

Escolhendo a cor do tapete

 

As cores escolhidas para o tapete não possuem apenas aspecto decorativo, mas também influenciam nas sensações dentro do ambiente, por isso devem ser escolhidas atentamente. Os tapetes escuros trazem modernidade, mas podem dar a impressão de “redução” do ambiente, por isso, são uma opção mais segura se o cômodo for muito amplo. Já os com cores mais vivas, são recomendados para salas e quartos com móveis neutros, pois dessa forma os elementos não “competem” entre si. 

Se a intenção não for ousar, aposte nos infalíveis branco, bege e cinza. Essas cores funcionam muito bem juntas e atendem facilmente qualquer espaço, sendo uma combinação que pode ser usada tanto entre os móveis e tapete, quanto em um modelo estampado com diferentes cores. Em nosso catálogo é possível escolher entre mais de 120 cores, tons e formatos diferentes. 

 

 

 

 

Como escolher o material do tapete?

 

Existem diferentes materiais para o tapete, entre eles lã, fibra sintética, nylon, couro, acrílico... Quando pensamos em durabilidade e qualidade, os mais indicados são os de nylon, que além de possuírem uma maior variedade de cores, possuem boa resistência ao tráfego de pessoas, pois é um material com boa resiliência, ampla maleabilidade e resistência a abrasão. Para ambientes que exigem modelos mais confortáveis, como quarto e salas de TV, indicamos os felpudos de poliéster, que são mais brilhantes e podem ser antialérgicos, além de terem alta resistência ao desbotamento e manchas de água, facilitando a lavagem do tapete.

 

Acompanhe nossos conteúdos pelos próximos dias e ao final, saiba como escolher o modelo perfeito de tapete para qualquer ambiente da casa!

 

Nossos últimos posts

17/05/21 | Decor

Ladrilho Hidráulico: Onde usar?

Por Beatriz Petruncko - 01 Março, 2021

11/05/21 | Decor

O que é Ladrilho Hidráulico?

Por Beatriz Petruncko - 01 Março, 2021

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal