Arquitetura | 18 Dezembro, 2020 - Por Ludmilla Krieger

Roteiro pelo centro de São Paulo: 10 lugares que você precisa conhecer

Aqui na SPOTCASA somos apaixonados por design e arquitetura, assim como você, e adoramos conhecer lugares, pessoas e projetos que fazem parte da história arquitetônica das cidades e que estão mais perto de nós do que você imagina. Hoje vamos te levar para um roteiro pelo centro de São Paulo, passando por prédios históricos que não passam despercebidos.

Roteiro pelo centro de São Paulo: 10 lugares que você precisa conhecer

A ideia aqui é tornar mais fácil a visita aos edifícios que desde sua construção possuem grande valor histórico na arquitetura brasileira. Com o auxílio do livro “um guia de arquitetura de são paulo”, que já falamos aqui, preparamos um roteiro que pode ser feito andando para te ajudar a reconhecer e entender mais sobre esses marcos na cidade.

 

Sede do IAB SP

IAB SP

 

Iniciando o passeio na Rua Bento Freitas, 306, você encontra a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil em um prédio inaugurado em 1951 e seu projeto foi elaborado a partir de um concurso com júri liderado por Oscar Niemeyer. O edifício chama atenção por sua volumetria resultante da mistura de varandas sinuosas, angulações e recuos. No térreo você ainda encontra uma das lanchonetes mais famosas da cidade, a Z Deli.

 

Escola da Cidade

Logo no quarteirão seguinte é possível dar de encontro com os dois edifícios residenciais projetados por Oswaldo Bratke na década de 40. Tanto o número 51 quanto o 65 possuem o mesmo número de pavimentos, mesmos níveis e mesmos recuos, por isso se encontram lado a lado. Entre 1970 e 1980 os edifícios foram gradativamente esvaziados, assim como grande parte do centro de São Paulo, e em 2002 foram alugados para a Associação Escola da Cidade. Grandes reformas foram feitas para adaptar a planta residencial para uma educacional, criar uma galeria de arquitetura no térreo e a adaptação do subsolo para uma biblioteca. O local aceita visitas no térreo e é possível realizar visitas guiadas pelas demais áreas da faculdade.

 

Edifício Itália

Visto como um dos cartões postais de São Paulo desde sua inauguração em 1965, o projeto do arquiteto Alemão Franz Heep domina a paisagem do centro da cidade e dialoga facilmente com o seu entorno. Localizado na Avenida Ipiranga, 344, ele chama atenção pela sua torre de 45 andares com grelha uniforme e seus brises. A cobertura, que antes era composta por uma sala de estar, bar e terraço, passou por uma reforma liderada por Paulo Mendes da Rocha e hoje abriga o restaurante Terraço Itália, que possui vista panorâmica da cidade. Caso o seu objetivo não seja consumir lá, é possível comprar ingresso apenas para a visitação do terraço (com direito a um drinque).

 

Edifício Copan

Edifício Copan

 

No mesmo quarteirão do anterior, encontramos um dos projetos mais famosos de Oscar Niemeyer: o Edifício Copan. Projetado para comemorar o IV Centenário de São Paulo, o projeto reúne usos diversos com seus apartamentos em tamanhos distintos entre 32 e 180m², estacionamento no subsolo, comércio e serviços no térreo. Em sua galeria térrea seus moradores encontram de tudo: café, restaurantes, cinema (que hoje está desativado), escola de pilates, lojas... Podemos dizer que é uma cidade em um prédio, tanto que o edifício possui um CEP próprio. O Copan certamente é um marco para a arquitetura brasileira e não pode ficar de fora do seu passeio pelo centro de São Paulo. Nele também é possível visitar a cobertura do edifício e enxergar São Paulo por completo, confira os horários.

 

Galeria Metrópole

Situada em frente  à praça da biblioteca municipal e a Avenida São Luís, a galeria já foi considerada a mais luxuosa na cidade nos anos 60, passou por um período de decadência e hoje abriga bares, cafés e baladas. O que antes abrigava lojas de luxo, cafés, cinemas e esbanjava um ar parisiense por São Paulo, passou a ser casa de pequenas lojas e costureiras com a degradação do centro em meados dos anos 70. Mas com a retomada para a região, os escritórios de arquitetura e design enxergaram grande potencial no local, visto a sua boa arquitetura e localização, o que fez com que a Galeria Metrópole renascesse como point dos designers.

 

Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Logo a frente da Galeria você encontra a biblioteca municipal, um edifício com linguagem moderna, com elementos próximos ao art déco, mas fiel aos parâmetros acadêmicos necessários. Abrigando salas de leitura com suas obras raras, área administrativa e auditório. Durante a sua existência, o local já passou por grandes reformas, que inclusive alteraram significativamente o ambiente original, mas segue sendo um dos principais equipamentos de cultura, lazer e pesquisa de São Paulo.

 

Galeria Nova Barão

Galeria Nova Barão

Se você é amante de música, discos, CDs e vinil, a Galeria Nova Barão não pode ficar de fora do seu roteiro. Localizada na rua Sete de Abril, 154, a galeria incorpora elementos que trazem uma identidade própria e a diferencia das demais do centro. O conjunto que abriga lojas, escritórios e apartamentos organiza-se em torno de uma passagem aberta que reproduz uma rua convencional.

 

Sesc 24 de Maio

Com projeto de Paulo Mendes da Rocha e do escritório MMBB, o edifício que antes abrigava uma antiga loja de departamentos na esquina da Rua 24 de Maio se tornou uma das principais experiências arquitetônicas de São Paulo. Em um único lugar são encontrados programas de lazer, esportes, cultura e saúde em seus pavimentos interligados por uma rampa aberta. O projeto busca trazer a ideia de espaço público, como se o centro da cidade se expandisse verticalmente acima e abaixo do nível da rua.

Andares do Sesc 24 de maio

 

Galeria do Rock

Essa é uma das mais famosas do centro novo da cidade. Localizado na Avenida São João, 439, é de autoria dos mesmos arquitetos das galerias Nova Barão (1962), Sete de Abril (1959) e Presidente (1962), Ermanno Siffredi e Maria Bardelli. O edifício possui seis pisos comerciais e uma cobertura-jardim, com um vazio central onde foram instaladas as escadas rolantes. Um dos diferenciais da galeria são as suas variações do desenho irregular e o painel cerâmico de Bramante Buffoni localizado próximo aos elevadores.

 

Esses foram alguns dos vários edifícios e projetos históricos que podemos encontrar pelo centro de São Paulo. Ainda há muito que se explorar pela cidade e a SPOTCASA acredita que esse exercício de conhecer a história do local em que se vive é extremamente importante para a nossa comunidade. Tudo isso nos ajuda a entender padrões, épocas, comportamentos e, é claro, tendencias do design e da arquitetura.

Mais posts de Arquitetura

30/06/20 | Arquitetura

Casa de Concreto | ETAT ARKITEKTER

01/12/20 | Arquitetura

Conheça e ajude: Construide

Nossos últimos posts

15/10/21 | Arquitetura

Banheiras Air Massage: Design, Conforto e Praticidade

Por Julian Oenning - 18 Dezembro, 2020

13/10/21 | Arquitetura

Comfy na decoração: Texturas, tons neutros e o artesanal

Por Beatriz Petruncko - 18 Dezembro, 2020

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal