Revestimentos | 22 Setembro, 2021 - Por Beatriz Petruncko

Qual a diferença entre Ladrilho Hidráulico e Azulejo?

Se tratando de revestimentos, os Ladrilhos Hidráulicos atraem bastante na decoração dos ambientes, assim como os azulejos decorados. Mas qual a diferença entre o Ladrilho Hidráulico e o Azulejo?

Qual a diferença entre Ladrilho Hidráulico e Azulejo?

História dos Ladrilhos Hidráulicos e Azulejos

Para que possa entender um pouco melhor, conheça a trajetória desses dois tipos distintos de revestimentos:

O Ladrilho Hidráulico foi muito utilizado pela civilização europeia no século XIX pela sua resistência e auto nível de customização, por ser feito de forma totalmente artesanal. Sua função primária era a de ser usado somente em paredes, mas devido a sua alta resistência, as pessoas da época começaram a usá-lo também no piso, como se segue até os tempos atuais.

Já os Azulejos deixaram de ser feitos de forma artesanal no século XX, pela necessidade da produção em massa, de um revestimento que fosse quase tão resistente, assim como o Ladrilho Hidráulico.

 

Aplicação

Mais uma grande diferença entre o Ladrilho Hidráulico e o Azulejo, que são confundidos muito facilmente por pessoas leigas no assunto, é a forma de aplicação dos mesmos. Enquanto os Azulejos precisam de rejunte, por serem um elemento que pode dilatar, o Ladrilho Hidráulico pode ser somente assentado em argamassa onde será aplicado.

 

Ladrilho Hidráulico Hexagonal Triângulo - Projeto Duda Senna Arquitetura

 

Diferenças entre o Ladrilho Hidráulico e o Azulejo:

Os Ladrilhos Hidráulicos são feitos peça por peça de forma artesanal e possuem maior espessura, normalmente de 1,5cm. Não necessitam de rejunte na hora da aplicação, e é poroso, por isso deve ser feita a impermeabilização visando a proteção e durabilidade de sua superfície, precisando de manutenção para melhor conservação e durabilidade do revestimento. 

 

Ladrilho Hidráulico Cores Lisas

 

Os Azulejos, são revestimentos cerâmicos fabricados de forma industrial, e possuem menor espessura, geralmete de 0,5cm. Não porosos, tendo a superfície brilhante, descartando assim, o uso de impermeabilizantes e o uso de rejunte se faz presente na aplicação do elemento.

 

Azulejo Foto: Renato Navarro

 

Ambos podem ser utilizados em áreas molhadas. Possuem infinitas estampas e desenhos, e podem ser feitos vários tipos de paginações durante a elaboração de aplicação, também existem uma grande variedade de opções na hora de escolher as cores das peças!

 

Você sabia que existiam tantas diferenças entre o Ladrilho Hidráulico e o Azulejo? Se seu projeto conta com os aspectos do Ladrilho Hidráulico e gostaria de acessar nossa curadoria de modelos, Clique Aqui. Já para o interesse em nossa linha de Azulejos assinados, clique Aqui.

 

 

Mais posts de Revestimentos

30/06/20 | Revestimentos

Revestimento Quadra | ZALC ARQUITETURA PARA GAUSS

11/05/21 | Revestimentos

O que é Ladrilho Hidráulico?

Nossos últimos posts

15/10/21 | Revestimentos

Banheiras Air Massage: Design, Conforto e Praticidade

Por Julian Oenning - 22 Setembro, 2021

13/10/21 | Revestimentos

Comfy na decoração: Texturas, tons neutros e o artesanal

Por Beatriz Petruncko - 22 Setembro, 2021

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal