Design | 14 Dezembro, 2021

LAMP 2021: Os Vencedores do Concurso de Design de Iluminação

Conheça os ganhadores do Concurso de Design de Iluminação organizados pela LAMP foram escolhidos. Confira!

LAMP 2021: Os Vencedores do Concurso de Design de Iluminação

Todo ano acontece o Concurso Internacional de Design de Iluminação organizado pela LAMP. Esta competição reúne designers especialistas em criar peças de iluminação com design autêntico e exclusivo. Este é o 7º da competição, que reuniu inscrições de 109 cidades de 40 países.

 

Todas as peças passam por uma análise extremamente criteriosa. Os designers e seus trabalhos foram avaliados, nesta edição, por líderes da indústria, Ladies & Gentlemen Studio, Studio PGRB, Lambert & Fils e Hollis + Morris.

O concurso possui três categorias: Aluno, Profissional e Manufaturado/Fabricado. Estas ainda possuem três subcategorias: Pendentes, Luminárias de Piso e Luminárias de Mesa.

 

Vencedores do LAMP 2021

 

Vencedor Geral e Luminária de Piso - Profissional

 

Periscope de Mathieu Leclerc do Studio Knowhow (Montreal, Canadá)

 

Periscope de Mathieu Leclerc do Studio Knowhow (Montreal, Canadá)

 

A lâmpada Periscope é uma versão do provérbio “O lixo de um homem é o tesouro de outro”, pois foi inspirada por um feliz encontro com um banquinho Amisco dos anos 1970 surrado e deixado como lixo na calçada.

 

Vencedor Pendente – Profissional

 

Onu Pendant | Samuel Burns do Sabu Studio (Melbourne, Austrália)

 

Onu Pendant | Samuel Burns do Sabu Studio (Melbourne, Austrália)

 

O Onu Pendant é um acessório simbólico inspirado em paisagens naturais. A luz projeta uma luz quente para baixo e pode ser situada em vários contextos interiores.

 

Vencedor Luminária de Mesa – Profissional

 

Abajur Billy | Roee Magdassi (Tel-Aviv, Israel)

 

Abajur Billy | Roee Magdassi (Tel-Aviv, Israel)

 

O nome e inspiração do abajur Billy vem das flores Billy Button. O LED é mantido na posição vertical por uma haste de alumínio com revestimento em pó dobrada que é colocada em uma esfera de vidro opala, criando uma figura poética.

 

Vencedor Geral e Pendente – Aluno

 

Candeeiro Resolve | Echo (Wenjie) Zhan (China / Pasadena, Califórnia)

 

Candeeiro Resolve | Echo (Wenjie) Zhan (China / Pasadena, Califórnia)

 

Uma peça de acrílico dicróico é fixada abaixo da tampa fosca, dando à luminária sua aparência em constante mudança. Quando a fonte de luz é movida para baixo ou para cima dessa peça, também ocorre uma mudança sutil na temperatura da luz.

 

 

Vencedores (empate) Luminária de Piso – Aluno

 

Luminária Loop e Luminária Versa

 

A luminária de chão Loop, dos alunos Julian David e Acero Rodriguez, ambos de Bogotá (Colombia), tem uma luz esférica que é móvel e pode aumentar ou diminuir a iluminação. Está totalmente iluminado na parte superior, semi-iluminado no meio e apagado quando está na parte inferior.

 

A lâmpada Versa, dos alunos Priscilla Auyeung e Rose Zhang (Austrália / Nova York / Califórnia), é inspirada na tecnologia espacial moderna e na prática tradicional do origami. Sua manipulação de vidro dicróico, modulando a luz através de uma série de “dobras” articuladas, permite que os painéis prismáticos cortados a laser revelem um brilho vibrante inesperado.

 

Vencedores (empate) Luminária de Mesa – Aluno

 

Luminárias de Mesa Prêmio Lamp

 

Ky é uma luminária de mesa de carvalho mantida unida por buchas que permitem girá-la. Os LEDs são acompanhados por um difusor que permite iluminar facilmente o seu local de trabalho. Esse produto foi desenhado por Constance Thiessoz da Suíça.

 

O abajur Oblato, do aluno Michael Yan de Hong Kong, começou com uma pergunta simples: podemos acender e apagar a luz de uma maneira diferente? Um ímã está escondido dentro da parte superior achatada e quando virado para baixo, ele ativa a chave de palheta na parte inferior do corpo. Para desligá-lo, simplesmente gire a face orbe para cima.

 

Vencedor Geral e Pendente – Fabricado

 

Lâmpada de Ventosa por Lukas Heintschel & Kilian Klepper (Munique, Alemanha)

 

Lâmpada de Ventosa por Lukas Heintschel & Kilian Klepper (Munique, Alemanha)

 

A lâmpada de ventosa possui uma bateria recarregável e um LED regulável, proporcionando iluminação ideal para qualquer ambiente em que esteja inserida.

 

Graças à sua grande ventosa de engenharia personalizada, pode ser fixada em quase qualquer superfície sem deixar resíduos.

 

Vencedor Luminária de Piso – Fabricado

 

Orion por Toman Tomek (República Tcheca)

 

 

Orion é uma lâmpada de projeção que pode ser ajustada em composição, cor e intensidade de luz com um controle remoto exclusivo. O tamanho e a direção das imagens de luz na parede são ajustados pela distância da lâmpada à parede, bem como girando a lâmpada no plano helicoidal ou inclinando-a no plano horizontal.

 

Vencedor Luminária de Mesa – Fabricado

 

Od Ana por Cenk A. Kaya do Cenkkaya Design Studio (Istambul, Turquia)

 

Od Ana por Cenk A. Kaya do Cenkkaya Design Studio (Istambul, Turquia)

 

O Od Ana apresenta uma caixa de luz de madeira sustentada por pernas cilíndricas que podem ser ajustadas para que a direção da iluminação possa ser ajustada.

 

Votação Online LAMP 2021

 

Além dos vencedores eleitos por profissionais, tivemos também a escolha através da internet pela votação popular nas categorias profissional, aluno e fabricado, agora sem divisão. Conheça os ganhadores:

 

Vencedor – Profissional

 

Shibo por Chini Lichangco, Gasses Aquila e Andre Chan (Filipinas)

 

Shibo por Chini Lichangco, Gasses Aquila e Andre Chan (Filipinas)

 

A luz Shibo é inspirada na morfologia do cogumelo. Feito de tecido shibori e metal, o corpo de frutificação da Shibo atinge um equilíbrio entre rigidez e fluidez, bem como arte e design.

 

Vencedor - Aluno

 

Il·lusió por Sandra Kjellman (Suécia / Itália)

 

Il·lusió por Sandra Kjellman (Suécia / Itália)

 

Il·lusió carrega um segredo. Quando a luz é acesa, a luz de baixo transmite e ilumina as esferas de vidro escondidas, exibindo uma nova dimensão de luz.

 

Vencedor - Fabricado

 

KVETO por Roman Blahynka de Motylum (Brno, República Tcheca)

 

KVETO por Roman Blahynka de Motylum (Brno, República Tcheca)

 

A lâmpada Kveto foi inspirada na tendência crescente de soluções para casa inteligente. A iluminação e as plantas de interior são elementos que contribuem para a qualidade do espaço habitacional, por isso um objeto híbrido foi criado a partir de concreto moldado à mão e filamentos PETG impressos em 3D.

 

Este ano tivemos peças realmente criativas que unem a funcionalidade ao design único inspirado na alma de cada artista. Esperaremos ansiosamente o próximo e você verá aqui na SPOTCASA.

 

Confira algumas opções de iluminações decorativas de design assinado.

Mais posts de Design

parcelamento em até 12x*

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal