Dicas | 27 Novembro, 2020 - Por Ludmilla Krieger

Dica de leitura: um guia de arquitetura de são paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos

Final de semana chegando e hoje trouxemos uma dica de leitura para os que, assim como nós, são amantes de arquitetura e de São Paulo.

Dica de leitura: um guia de arquitetura de são paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos

Pra quem não sabe, a SPOTCASA está localizada em São Paulo e consideramos de extrema importância valorizar os patrimônios temos ao nosso redor. Para auxiliar vocês com isso, hoje trouxemos uma dica de livro que nos ajuda nessa tarefa prazerosa, mas não realizada por todos. 

Conhecer os edifícios e monumentos da cidade é conhecer a nossa história e conhecendo nossa história aprendemos sobre nossa cultura e nós mesmos. 

São Paulo é repleta de edifícios emblemáticos e históricos com projetos de grandes arquitetos, sejam eles brasileiros ou não, e o livro um guia de arquitetura de são paulo: doze percursos e cento e vinte e quatro projetos fala justamente sobre isso. 

 

Organizado por Fábio Valentim, o guia é uma parceria entre a faculdade Escola da Cidade e a editora WMF Martins Fontes e não se limita ao centro da metrópole. Os doze percursos envolvem regiões periféricas e áreas próximas dentro da região metropolitana, que também merecem o devido destaque. 

Entre as construções destacadas encontramos escolas, prédios comerciais e residenciais, parques, galerias, clubes, entre outros, apresentando tanto construções modernas quanto contemporâneas. Apesar da cidade ter muitas casas particulares marcantes na arquitetura paulista, nesses percursos eles deram prioridade para locais públicos, os quais o leitor consiga se tornar visitante, podendo entrar e usufruir do local.

“Poucas cidades no mundo dispõem de um acervo de edifícios modernos tão rico como o de São Paulo. De obras públicas a residências, grandes criações arquitetônicas se espalham por sua mancha urbana, mas podem passar despercebidas por olhares que se perdem no aglomerado de prédios. Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha são apenas alguns dentre tantos importantes arquitetos que aqui construíram.” (Valentim)

O livro como um todo surgiu da colaboração entre profissionais da área, professores, ex-alunos, estudantes, colaboradores e simpatizantes da faculdade. Todos contribuíram com textos, verbetes e fotografias para compor a obra. Na abertura, podemos apreciar um ensaio do fotógrafo Lalo de Almeida que representa São Paulo e seus moradores. 

 

Nossos últimos posts

15/10/21 | Dicas

Banheiras Air Massage: Design, Conforto e Praticidade

Por Julian Oenning - 27 Novembro, 2020

13/10/21 | Dicas

Comfy na decoração: Texturas, tons neutros e o artesanal

Por Beatriz Petruncko - 27 Novembro, 2020

parcelamento em até 12x s/ juros

atendimento exclusivo

entregamos em todo Brasil

casa showroom em São Paulo-SP

novidades e campanhas toda semana

revista com conteúdo semanal